As vendas do comércio no Vale do Paraíba e Litoral Norte cresceram 10,5% no primeiro semestre de 2025, batendo um recorde histórico. A análise dos dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo foi realizada pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté) e divulgada nesta quinta-feira (4).
As vendas atingiram R$ 37,5 bilhões nos primeiros seis meses do ano — a maior cifra já registrada no período desde o início da série histórica, em 2008. Os setores que mais venderam foram: autopeças e acessórios, concessionárias de veículos, farmácias e perfumarias, lojas de roupas, tecidos e calçados, além de supermercados.
“Desde 2022, o comércio da nossa região vem apresentando um ciclo de crescimento, batendo recordes de faturamento mês a mês, impulsionado pelas sucessivas quedas na taxa de desemprego e pela intensa geração de vagas com carteira assinada. Com isso, há aumento no número de pessoas com capacidade de consumo, elevação da renda e do crédito”, explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.“
Apenas as lojas de móveis e decoração apresentaram queda no faturamento, provavelmente sentindo os efeitos dos juros elevados.
“Do lado negativo, o ciclo de alta de juros já surte efeitos sobre o comércio de bens duráveis, cujas compras normalmente dependem de crédito. As vendas das concessionárias de veículos também recuaram — cerca de 11,5% em relação a junho do ano passado — e as lojas de móveis e decoração caíram 11,6%”, comenta Dan.“
Apesar da alta nas vendas, o varejo tem demonstrado sinais de desaceleração, em razão dos juros elevados, da inflação acima do teto da meta e das incertezas no cenário macroeconômico e internacional.
Fonte: Band Vale



