O vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, recebeu em seu gabinete no anexo do Palácio do Planalto o presidente do SINCOVAT (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), Dan Guinsburg. Durante o encontro, foram abordados temas de preocupação para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, especialmente em relação às tarifas de 50% anunciadas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que podem gerar significativos impactos econômicos para a região.
Na oportunidade, o presidente do SINCOVAT solicitou apoio direto à cidade de Taubaté, que enfrenta dificuldades diante de uma decisão da Justiça Federal. O município terá de arcar, sem atrasos, com as parcelas do empréstimo de US$ 60 milhões firmado junto ao CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) em 2017. Caso contrário, há risco de bloqueio de recursos da prefeitura, o que pode comprometer áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública.
Em entrevista ao programa Sincovat Negócios, Alckmin declarou: “Conversei com o prefeito de Taubaté sobre a questão da dívida. Conversamos também com o secretário do Tesouro Nacional e tudo o que a gente puder fazer para ajudar a superar essa dificuldade, vamos fazer.”
O encontro reforça a importância do diálogo entre entidades representativas e o governo federal diante de temas que envolvem o desenvolvimento regional e a manutenção de serviços públicos fundamentais.
Fonte: SINCOVAT